quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Projeto


Projeto Meio Ambiente

INTRODUÇÃO


As mudanças que o mundo tem sofrido , principalmente, o ritmo com que elas têm ocorrido, leva-nos a repensar os valores de cidadania e o papel do cidadão como principal       responsável no processo de preservação do meio ambiente.
As questões sobre o meio ambiente não é um problema para ser resolvidas, mas diremos que o assunto que envolve meio ambiente devemos dar mais valor e atenção, já que dependemos disso para o futuro, para garantir qualidade de vida é preciso muito mais do que respirar ar puro mas ter a noção de tudo o que fazemos tem consequências e não é hoje nem amanhã que sofreremos, é o mundo daqui dez, vinte, trinta, cinquenta anos que está em jogo. Qualidade de vida é o que todos querem, mas para ter precisamos dar mais valor para a qualidade que hoje temos.
A educação ambiental pode ocorrer dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas, etc. Esta educação pode ser desenvolvida por órgãos do governo ou por entidades ligadas ao meio ambiente.
A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.
Nesse sentido, não precisa ser especialista no assunto para entender que os crimes ambientais - como desmatamentos para a implantação de lavouras e pastagens, contaminação das águas por uso indiscriminado de agrotóxicos e lançamentos indevidos de esgotos no leito dos rios - têm ocasionado grandes estragos no meio ambiente, e algumas regiões brasileira sofrem muito com o descaso que se trata o meio ambiente. .

PÚBLICO ALVO

            Ensino Fundamental I

OBJETIVOS

·         Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
·         Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
·         Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
·         Estimular a leitura e a escrita;
·         Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
·         Desenvolver a oralidade, a socialização;
·         Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

RECURSOS HUMANOS
·      Professores regentes do quarto ano
·      Professor de informática

CONTEÚDOS

·         A ocupação desordenada pelo homem do espaço que ocupa;
·         O desrespeito do homem com o meio ambiente;
·         A importância da preservação de áreas verdes em espaços urbanos para a melhoria da qualidade de vida.
·         Os ciclos da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida;
·         A observação de elementos que evidenciem ciclos e fluxos na natureza, no espaço e no tempo.
·         As diferenças entre ambientes preservados e degradados, causas e consequências para a qualidade de vida das comunidades.
·         Noções de manejo e conservação do solo.

CRONOGRAMA

            O projeto pode ser desenvolvido durante o ano todo.

METODOLOGIA

Os alunos serão organizados em grupos e a eles serão distribuídos temas sobre a importância da água, tais como:
·         Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
·         Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
·         Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
·         Observar as consequências dessa poluição no meio em que vive.
·         Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
·         Utilizar site de jogos sobre o meio ambiente como:http://www.iguinho.com.br/turmadosuperv/jogos.html

AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo contínuo, que existe a partir do instante que nasce a intenção de um projeto, até o dia em que seus efeitos e resultados não possam ser ligados ou atribuídos a este mesmo projeto, deve, ser integrada ao planejamento, à execução e à conclusão de cada uma das partes que o compõem, vão se articular as avaliações diagnóstica, formativa e somativa para a construção da aprendizagem significativa.

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