segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Hipertexto

CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Hipertexto é um texto que vem sendo muito utilizado na internet e refere-se a texto que podem ser lidos de diferentes ordens.
No hipertexto se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens, ou SM, e acessamos estes assuntos através dos links, esses links te a função da conexão com as diversas formas de informações.
“Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.” Fonte http://www.unicamp.br/~hans/mh/hiper.html
Os links tem como conceito o ligar ou seja, um determinado assunto ligar com vários outros. Este tipo de texto foi criado por Ted Nelson em 1960, sob influencia do Frances Roland Barther. “(...) a rede hipertextual nos remete ao modo similar ao funcionamento da mente: por associações. Nós vamos de uma representação a outra ao longo da rede. As diversas mídias estão disponíveis para nós conectá-las seguindo nossa própria rota. Mas na realidade os textos digitais com hiperlinks não nos permite traçar nossa própria rota, apenas podemos escolher que hiperlinks desejamos clicar.” (AQUINO, 2004)
O hipertexto surgiu para facilitar a navegação dos internautas que ao ter um texto sobre determinado assunto, acabam surgindo palavras, desconhecidas e  com os links somos capaz de saber o significado do assunto a qual ela esta inserindo.
O hipertexto tem por sua vez permitir construção própria e única do documento ao mesmo tempo um que lhe permite transformar o conteúdo. Ao criar um hipertexto seu criador planeja um processo de classificação, no qual determinara o conteúdo e seleciona termos apropriados e cria pontos de acesso.

AQUINO, Maria Clara. O Hipertexto como Estrutura Editorial Básica da Internet: Construção Coletiva e Interatividade na escrita Hipertextual, 2004. http://www.webartigos.com/articles/63870/1/O-que-e-Hipertexto/pagina1.html

Mídias na Educação

Mídias na Educação

Ao ler o texto de Silvio da Costa Pereira percebi o quanto é importante o uso das mídias nas escolas pois as tecnologias de informação e comunicação mudam nossas vidas.
A mídia deve ser usada como ferramenta pedagógica e como objetivo de estudo.
A alfabetização tem que ser ampla, os jovens precisam ler e escrever através das mídias do seu tempo. A leitura de jornais, revistas e livros também é fundamental para chegar ao aprendizado positivo e evolutivo.
Devemos tirar proveito dos espaços criados pelas mídias, promovendo junto aos alunos as alfabetizações tecnológicas. Ao adotar esta nova ferramenta metodológica, o professor deixará de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador proporcionando situações de aprendizagem significativas.  


Aprendizagem na Mídia

As mídias são interlocutoras constantes e reconhecidos, porque fazem parte, da maioria da população, especialmente da infantil. Esse reconhecimento significa que os processos educacionais convencionais e formais como a escola não podem voltar as costas para as mídias, para esta ferramenta  tão atraente e, em conseqüência, tão eficiente. A maior parte do referencial do mundo de crianças e jovens provém da televisão. Ela fala da vida, do presente, dos problemas afetivos.
 Através das mídias as crianças e jovens se acostumam a se expressar de forma polivalente, utilizando a dramatização, o jogo, a paráfrase, o concreto, a imagem em movimento .
Pude perceber que a utilização das ferramentas midiáticas são importantes complementos na aprendizagem, pois trás uma nova visão de ensino aprendizagem.

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